quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Rosemary Souza


Este trabalho é muito interessante. Gostei muito de pela primeira vez fazer algo diferente, apesar de nem sempre consiguir acessar.Mas agora que consegui sempre irei deixar uma mensagem interessante e que nos ajude a refletir.


Aqui esta uma mensagem para todos vocês que tiverem curiosidade de ler:


Águas profundas são as palavras da boca do homem e a sabedoria, ribeiros transbordantes.Por isso temos que ter cuidado com o que falamos, pois pode machucar profundamente alguém.

quarta-feira, 30 de julho de 2008

Tamires dos Santos


Adoro novidades, novas formas de trabalhar e aprender , porém esse blog foi um pouco trabalhoso por falta do nosso acesso a internet, pela dificuldade de reunir a equipe e por não sabermos manusear o blog. Mas independente de tudo isso foi muito bom experimentar essa nova forma de aprender a matemática, afinal estamos cansados da rotina em sala de aula.

Daiana de Santana


Tivemos muitas dificuldades com a construção do blog.

Mas achei interessante, e aprendi que o cilindro esta presente em quase tudo do nosso dia-a-dia; além de como construir um cilindro da forma mais simples e fácil possível.

Construção do Cilindro


O cilindro criado pela equipe.

Um vídeo escolar muito "INTERESSANTE" sobre cilindro

Trabalho de Matemática 3b01 (cilindro)

Outros exemplos


Pilastras

Fotos do nosso cotidiano em forma de Cilindro






Aqui temos alguns exemplos:Rolo, Cilindros Hospitalares, Camisa dos Laminadores, Velas artesanais aromáticas e decorativas e Rolos para bancos.

Ciclo 4 tempos


Os motores 4 tempos recebem esse nome pois o pistão percorre quatro vezes o seu curso dentro do cilindro para completar o seu ciclo. Confira:
1 Aspiração - Abre-se a válvula de admissão e o pistão desce até o "final", aspirando mistura ar/combustível. As válvulas de escape estão fechadas.
2 Compressão- Com as válvulas de admissão e escape fechadas o pistão sobe do ponto morto inferior (PMI) até o superior (PMS), comprimindo a mistura. Com isso a mistura se aquece e as moléculas de ar e combustível ficam próximas, facilitando a combustão.
3 Explosão - A vela solta uma faísca e incendeia a mistura, produzindo o "trabalho", a potência. Os gases da explosão empurram o pistão para baixo até o ponto morto inferior.
4 Exaustão - Novamente (pela quarta vez) o pistão percorre seu curso, agora subindo e expulsando os gases pelas válvulas de escape abertas. As válvulas de admissão estão fechadas.

Cilindros medicinais de alumínio


Por serem importados, cores e tamanhos variam de país para país. São bem mais caros do que os de aço. São leves e sua capacidade é de 44 a 22 pés cúbicos. Mais resistente a pressão, não corrosivos, ideal para gases mais úmidos, e bom para temperatura baixa. Sua superfície externa, são escovadas e não magnética. Ideal para usar perto de equipamentos magnéticos e sensíveis. Geralmente usa-se uma liga equilibrada de alumínio-magnésio-silicone.

Em Matemática, um cilindro é o objeto tridimensional gerado pela superfície de revolução de um retângulo em torno de um de seus lados.


De maneira mais prática, o cilindro é um corpo alongado e de aspecto roliço, com o mesmo diâmetro ao longo de todo o comprimento.
O cilindro é também definido através de uma superfície quadrática.


Para o cilindro circular, os valores de a e b, na equação acima, são iguais.
Há também a possibilidade do cilindro circular ser chamado de cilindro equilátero. Tal denominação ocorre quando a sua altura, também chamada de geratriz, equivale ao diâmetro da base.

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Introdução aos Cilindros





O conceito de cilindro é muito importante. Nas cozinhas encontramos aplicações intensas do uso de cilindros. Nas construções, observamos caixas d'água, ferramentas, objetos, vasos de plantas, todos eles com formas cilíndricas. Existem outras formas cilíndricas diferentes das comuns, como por exemplo o cilindro sinuzoidal obtido pela translação da função seno.







A Construção de cilindros
Seja P um plano e nele vamos construir um círculo de raio r. Tomemos também um segmento de reta PQ que não seja paralelo ao plano P e nem esteja contido neste plano P.
Um cilindro circular é a reunião de todos os segmentos congruentes e paralelos a PQ com uma extremidade no círculo.
Observamos que um cilindro é uma superfície no espaço R3, mas muitas vezes vale a pena considerar o cilindro com a região sólida contida dentro do cilindro. Quando nos referirmos ao cilindro como um sólido usaremos aspas, isto é, "cilindro" e quando for à superfície, simplesmente escreveremos cilindro.
A reta que contém o segmento PQ é denominada geratriz e a curva que fica no plano do "chão" é a diretriz.




Em função da inclinação do segmento PQ em relação ao plano do "chão", o cilindro será chamado reto ou oblíquo, respectivamente, se o segmento PQ for perpendicular ou oblíquo ao plano que contém a curva diretriz.


Objetos geométricos em um "cilindro"

Num cilindro, podemos identificar vários elementos:
Base-É a região plana contendo a curva diretriz e todo o seu interior. Num cilindro existem duas bases.
Eixo-É o segmento de reta que liga os centros das bases do "cilindro".
AlturaA altura de um cilindro é a distância entre os dois planos paralelos que contêm as bases do "cilindro".
Superfície Latera-lÉ o conjunto de todos os pontos do espaço, que não estejam nas bases, obtidos pelo deslocamento paralelo da geratriz sempre apoiada sobre a curva diretriz.
Superfície Total-É o conjunto de todos os pontos da superfície lateral reunido com os pontos das bases do cilindro.
Área lateral-É a medida da superfície lateral do cilindro.
Área total-É a medida da superfície total do cilindro.
Seção meridiana de um cilindro-É uma região poligonal obtida pela interseção de um plano vertical que passa pelo centro do cilindro com o cilindro.


Extensão do conceito de cilindro

As características apresentadas anteriormente para cilindros circulares, são também possíveis para outros tipos de curvas diretrizes, como: elipse, parábola, hipérbole, seno ou outra curva simples e suave num plano.
Mesmo que a diretriz não seja uma curva conhecida, ainda assim existem cilindros obtidos quando a curva diretriz é formada por uma reunião de curvas simples. Por exemplo, se a diretriz é uma curva retangular, temos uma situação patológica e o cilindro recebe o nome especial de prisma.
Em função da curva diretriz, o cilindro terá o nome de cilindro: elíptico, parabólico, hiperbólico, sinuzoidal (telha de eternit).

Classificação dos cilindros circulares

Cilindro circular oblíquo-Apresenta as geratrizes oblíquas em relação aos planos das bases.
Cilindro circular reto-As geratrizes são perpendiculares aos planos das bases. Este tipo de cilindro é também chamado de cilindro de revolução, pois é gerado pela rotação de um retângulo.
Cilindro eqüilátero-É um cilindro de revolução cuja seção meridiana é um quadrado.
Volume de um "cilindro"

Em um cilindro, o volume é dado pelo produto da área da base pela altura.
V = Abase × h
Se a base é um círculo de raio r, então:
V = r2 h